domingo, 9 de janeiro de 2011

RISOTO DE LULA, COM TINTA DE LULA E LIMÃO SICILIANO



Este risoto eu preparei (no fogão a lenha) na casa (um dos ambientes mais agradáveis em que já estive) de uma pessoa muito especial, meu amigo Irineu, agora faz um tempinho que não o vejo mas ele está guardado em meu coração...
Bom, a idéia de fazer este risoto surgiu pois meu primo querido Marcos viajou e me trouxe como lembrança alguns temperinhos e outras coisas que amo...e junto estava a tinta de lula...então pensei...vamo saboreá-la e aí vai a receita:

Porção para 6 pessoas

Ingredientes:
suco e casca de 1 limão siciliano
2 xícaras de chá de arroz arbóreo
5 colheres de sopa de queijo parmesão (ralado)
1 cebola picada
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de manteiga
1 xícara de vinho branco seco
500 grs de lula e anéis
2 tabletes de caldo de legumes (prometo postar uam receita de caldo fresco)
1 pcte. de tinta de lula
Sal e pimenta do reino a gosto

Preparo:
Dissolva os tabletes de caldo de legumes em 2 litros de água e mantenha em fogo baixo.
Em uma panela refogue a cebola no azeite e acrescente o arroz e a lula, refogue por um minuto, adicione o vinho branco, a tinta de lula e o suco do limão, mexa sempre. Assim que evaporarem vá acrescentando o caldo de legumes aos poucos sem parar de mexer. Quando o arroz estiver "al dente" finalize com o queijo parmesão ralado, a manteiga e as raspas do limão. Acerte o sal.

Bom apetite!!!! Bjos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário