domingo, 9 de janeiro de 2011

FESTIVAL DOS RISOTOS!!!


O Risoto é sem dúvida nenhuma um prato muito apreciado (e põe apreciado nisso, eu, meus amigos e familiares amamos!!!) e conhecido internacionalmente.
Risoto, que significa literalmente pequeno arroz, é um prato típico da região do Norte da Itália, mais especificamente ele provém da Lombardia. Ele data do século XI quando o sul da Itália era dominado pelos Sarracenos e esses trouxeram o grão usado para a preparação do risoto. Existem diversos tipos de arroz para risotos e vou citar os mais comuns:
Carnaroli: É um híbrido com mais amido, favorito dos italianos. O grão demora mais para cozinhar, mas mantém melhor o cozimento al dente e o resultado é mais cremoso.
Arbório: É o tipo mais comum, por isso, o mais barato. Os grãos são grandes e de um branco mais perolado. Combina com risotos que levam porções maiores de carne.
O Risoto é uma "sopa enxuta", cremosa, na qual se forma uma liga entre os grãos devido à qualidade do arroz que libera amido suficiente na fervura para uni-los. Na sua preparação vaí-se gradualmente deitando caldos (podem ser de carne, legumes, peixe, frango...) e outros ingredientes, até o arroz estar cozido e não poder absorver mais líquido. Somente os italianos conseguiram grãos que, ao cozer, absorvem os sabores e se juntam sem grudar.
O risoto combina divinamente com a culinária moderna: é saboroso e muito prático, pode ser servido como prato único ou com outras combinações.
Mas, ao meu modo Risoto significa "reunião entre amigos e familiares, bate papo, jogar conversa fora, beber um bom vinho, rir muito, compartilhar momentos únicos com pessoas especias", pois é isso que acontece quando nos reunimos para saborear um bom risoto....
Aproveito a oportundade para dividir com vocês algumas receitinhas deste maravilhoso prato!!! Espero que gostem e compartilhem assim como eu, momentos ímpares com esta preparação!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário